Empatia, você usa?
Vejo muita gente usando de maneira errada esta palavrinha, o que, diga-se de passagem nem me assusta, já que nosso país é um dos campeões de pessoas no mundo que não sabem interpretar textos.
Sabia que segundo o IBOPE de 2018, 25% dos brasileiros não sabem interpretar textos? Não encontrei esta informação atualizada, mas infelizmente tenho a impressão de que pode ter piorado este número.
Empatia é confundida, por vezes, com a palavra simpatia. Ou ainda usam o tal "empático" pra mostrar simpatia por coisas ou pessoas.
Não é isso! Talvez, até por uma grande fatia da população não entender a palavra, não a usa de fato.
Empatia, segundo o Wikipedia brasileiro, é "o exercício afetivo e cognitivo de buscar interagir percebendo a situação sendo vivida por outra pessoa (em primeira pessoa do singular), além da própria situação.
Eu explico: Empatia é você se colocar no lugar do outro.
Por exemplo, você está com Covid, super leve, tipo a que o nosso Presidente pegou. E você, ao invés de ficar em casa, já que está bem, vai pra rua. Faz suas coisas normalmente e tal. Se você usasse da empatia, pensaria que muuuito provavelmente você vai pra rua e vai transmitir esta doença pra outras pessoas. E que estas pessoas podem até morrer!
A falta de empatia faz com que nossos números aumentem, já que você pensa em si próprio, sendo egoísta, deixando o outro de lado.
Pense nisso!
E uma dica: pra quem usa palavras e acentos de maneira equivocada, sugiro ler. A leitura ajuda muito!
Bjus
Dora Machado
Comments